Desportistas no Palácio de Belém

A Escola Secundária José Régio foi convidada a participar na iniciativa “Desportistas no Palácio de Belém”, promovida pelo Sr. Presidente da Republica.

Com o objetivo de incentivar e motivar os jovens desportistas, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu no Palácio de Belém uma comitiva da nossa escola, constituída por 40 alunos e 3 professores.

O desportista convidado foi Frederico Morais “KIKAS” surfista profissional que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos, que falou com os alunos da forma como conseguiu atingir a alta competição, os “bons” sacrifícios por que teve de passar, a forma como organizava os estudos e como treinava.

Na parte da manhã, o grupo foi visitar o centro de alto rendimento do Jamor, onde os atletas de alta competição fazem testes físicos, treinam e são acompanhados nas grandes competições, como os Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo e, da parte de tarde, deslocámo-nos ao Palácio de Belém.

Aqui realçamos a cuidada e fantástica receção que a nossa escola teve. Fomos recebidos pela Dr.ª Daniela, que simpaticamente nos guiou no Museu da Presidência, fazendo um breve resumo histórico da implantação da República. Tivemos a oportunidade de conhecer a história dos Presidentes da Republica, assim como as ofertas dos países que nos visitaram. De seguida, fomos convidados a conhecer o Palácio e aí, foi a Professora e Escritora Isabel Alçada que nos recebeu. Depois de uma breve conversa com os professores sobre a nossa escola e de se dirigir aos alunos com algumas perguntas sobre as modalidades que praticavam, fez o enquadramento desta iniciativa e dos objetivos.

Seguiu-se o encontro com Kikas, que foi um sucesso junto dos presentes. O Presidente da República sentou-se junto dos alunos e, com a simpatia que lhe é reconhecida, interveio e conviveu com os presentes de uma forma descontraída. Na parte final, convidou o grupo para um pequeno lanche na varanda, com as fotos para recordação.

Naturalmente que todo o grupo de alunos desportistas que participaram nesta iniciativa estava bastante feliz, tendo sido altamente motivador, vendo reconhecido o trabalho que tem sido realizado nos últimos anos.

Presidente a assistir à palestra

Museu da Presidência

Fotos do Kikas e do Presidente com os alunos