CENTRO QUALIFICA ESJR

ETAPAS DE INTERVENÇÃO DO CENTRO QUALIFICA

ACOLHIMENTO

Inscrição de Jovens e Adultos.

Informação sobre as diferentes ofertas de qualificação existentes.

DIAGNÓSTICO, INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO

Conjunto de sessões, coletivas e/ ou individuais, para apoiar os(as) candidatos(as) quanto ao percurso educativo / formativo – escolar e/ ou profissional mais adequado ao seu perfil, às suas necessidades, expectativas e motivações.

ENCAMINHAMENTO

Tomada de Decisão quanto à oferta de qualificação, escolar e/ou profissional, a seguir.

PROCESSO RVCC

O reconhecimento, validação e certificação de competências destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos. Os adultos com idade até aos 23 anos, inclusive, devem ser detentores de, pelo menos, três anos de experiência profissional.

A conclusão de um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências permite a obtenção de uma certificação escolar de nível básico (4.º, 6.º ou 9.º ano) ou de nível secundário (12.º ano).

O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências é desenvolvido ao longo de um conjunto de sessões, com base no Referencial de Competências-Chave Escolar, para os níveis Básico e Secundário.

MEDIDA ACELERADOR QUALIFICA

O QUE É O ACELERADOR QUALIFICA?

O Acelerador Qualifica é um incentivo atribuído ao adulto que conclui uma qualificação escolar ou profissional pelo processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), caso reúna as condições de elegibilidade.

Pretende-se assim contribuir para a melhoria das qualificações dos adultos, através da participação e da certificação dos mesmos em processos RVCC, através da atribuição de um apoio financeiro em fases maduras do processo, isto é, após a certificação.

O apoio financeiro a atribuir tem um valor fixo equivalente a 1,25 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), sendo este atualizado anualmente. Este apoio visa alcançar, de forma gradual, 100.000 certificações de adultos em processos de RVCC, até ao quarto trimestre de 2025.

Assim, com o Acelerador Qualifica, concluindo o 9º ou 12º ano, ou certificação profissional, através do processo de RVCC, desde que elegível, poderá receber um apoio de 600,54€, tendo como referência o ano de 2023.

QUEM TEM DIREITO AO ACELERADOR QUALIFICA?

Sendo uma condição obrigatória, o aumento do nível de qualificação, o Acelerador Qualifica destina-se a adultos que reúnam determinadas condições de elegibilidade.

Condições de elegibilidade:

• Elegibilidade para frequentar o Processo RVCC;
  • Conclusão do 3.º ciclo do ensino básico (B3) ou Ensino secundário (S);
  • Conclusão do Nível 4 do QNQ (N4), desde que tenha o 12.º ano de escolaridade;
  • Conclusão do Nível 5 do QNQ (N5), desde que tenha o 12.º ano de escolaridade.

COMO PEDIR O ACELERADOR QUALIFICA?

Caso frequente e conclua o processo RVCC em 2022 ou 2023 e também reúna as condições de elegibilidade anteriores, recebe, desde logo, o apoio financeiro do Acelerador Qualifica.

EQUIPA

CENTROQUALIFICA@SET.ESC-JOSEREGIO.PT
TELEF: 252640400

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

SEGUNDA A SEXTA FEIRA DAS 9H30 ÀS 18H00

Os(as) interessados(as) podem:

– Telefonar ou dirigir-se ao Centro, no horário de funcionamento, de forma a preencherem um formulário de inscrição e entregar a documentação solicitada.

• Cartão de Cidadão;
  • Certificado de Habilitações.

– Descarregar, preencher e enviar o Boletim de Inscrição que se encontra disponível aqui para o e-mail centroqualifica@set.esc-joseregio.pt e anexar a documentação necessária.

A muito breve prazo será contactado no sentido de formalizar o seu acolhimento e assim iniciar o seu processo.

• Boletim de Inscrição Centro Qualifica 2020

A Inscrição deverá ser acompanhada (como anexo) do respetivo Certificado de Habilitações e de cópia do Cartão de Cidadão.

Vila do Conde